Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua Conde F. Matarazzo, 770 - Centro - Guará/SP - 14580-000 - (16) 3831-3240 | (16) 3831-3260

A crise na visão de empresários brasileiros

A crise na visão de empresários brasileiros

 A crise de crédito internacional que começou em 2008 foi o momento de mostrar que a economia do Brasil estava preparada para as turbulências – a ponto de "sofrer" menos em relação às potências mundiais, conforme os especialistas. E, diante dos problemas atuais, protagonizados pelos Estados Unidos e Europa, o otimismo parece ter permanecido. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Moreno, disse ontem que o Brasil e a América Latina têm muito a ensinar aos Estados Unidos e à Europa quando o assunto é crise. "Há muitas tensões no mercado internacional – e tudo indica que os problemas vão continuar. O mercado brasileiro mudou para melhor. Quando há reações, os governos têm que criar uma situação de tranquilidade e segurança. O Brasil fez isso na turbulência que começou em 2008. Os Estados Unidos e a Europa podem seguir o exemplo – e aprender com o Brasil." Porém, se os grandes motores da economia mundial entrarem em recessão, isso afetará a todos, disse Moreno em São Paulo durante o lançamento do portal Tempo de Mulher (www.tempodemulher.com.br). "Na crise anterior, o problema enfrentado pela América Latina não foi financeiro e sim comercial. O comércio mundial caiu naquela época." A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano mistura otimismo com preocupação ao falar sobre a repercussão da crise externa no varejo. "O Brasil está muito bem, as vendas, de forma geral, também. Porém, qualquer movimento de uma economia global traz riscos ao País. Mas eu estou confiante. A oferta de empregos está crescendo, e as vendas de julho foram bem. Precisamos entender que essa crise é mais política do que econômica. Em 2009, os bancos estavam quebrados. Temos que nos unir e acreditar no Brasil neste momento." A empresária elogiou o pacote de estímulo à indústria divulgado recentemente pelo governo federal. "Ele fortalece o setor." A empresária Cristiana Arcangeli analisou que existem muitos investimentos no Brasil – mas, durante uma crise internacional, as pessoas acabam recolhendo o dinheiro. "Sempre são os mercados emergentes que sofrem." No entanto, afirmou Cristiana, o poder de compra da classe C, será mantido. "Não há como mudar isso. O problema, disse a empresária, é que a cada dois anos acontece uma crise. "O tempo entre uma turbulência e outra era mais longo. Por isso, a população precisa prestar atenção e ser mais responsável com o dinheiro, e praticar o consumo responsável – não só sustentável. Não temos mais tempo para jogar dinheiro fora com futilidade." Já a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, afirmou que a crise global traz um ponto positivo: faz com que todos se unam para resolver os problemas. "Quando o problema é grande, afeta a todos. E tem que ter uma solução, porque todos saem perdendo, de todas as classes sociais."

Neide Martingo

Associação Comercial de São Paulo 
Assessoria de Imprensa 
Rua Boa Vista, 51 – 8º andar 
CEP 01014-911 – São Paulo – SP



<< Voltar

ASSOCIADOS

  • A.A.G.
  • A4 FOTOCOPIAS
  • ACOUGUE DA ISABEL
  • ACOUGUE DO PAULAO
  • AG TINTAS
  • AGUAS DE GUARA
  • AO BARULHO LOJA DE DEPARTAMENTOS
  • ARMARINHOS SUSANA
  • AUTO ELETRICA LUIZ
  • AUTO PECAS E MECANICA MOGIANA
  • AUTO POSTO MARANATHA
  • BAZAR DO GERALDO
  • BROTTO/FASHION
  • BUSA IND COM MAQ AGRIC LTDA
  • CAMARIN
  • CARDOSO AUTO CENTER
  • CASA CEDRO
  • CASA DOS PORTOES
  • CENTRAL SERV
  • D GRIFFEE
  • DROGARIA FORONI
  • DROGARIA POPULAR
  • DROGARIA SAO GERALDO
  • ELETROZEMA LTDA
  • FARMACENTER
  • FRANGO ASSADO
  • HELP HIGIENE
  • LOJA AO BARULHO
  • LOJA DA ALINE
  • LOJA DO CLOVINHO
  • LOJA DO HELIO
  • LOJAS ZACARIAS
  • M. STORE COMERCIO DE CONFECCOES LTD
  • MACOTRAN
  • MARIAS & MANIAS
  • MERCEARIA ALVORADA
  • MERCEARIA E ACOUGUE DO FABIO
  • MOACIR CALCADOS
  • MULTI PRESENTES E UTILIDADES
  • NETCOM INFORMATICA
  • O BOTICARIO
  • OTICA REGINA
  • OTICA VISAO
  • OTICAS IRISLU
  • PASSARELLE CALCADOS
  • PONTO.SETE
  • PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
  • RABBIT
  • SUPERMERCADO AVENIDA
  • SUPERMERCADO E ACOUGUE DO FLAVINHO
  • SUPERMERCADO E ACOUGUE FORONI
  • SUPERMERCADO OLIVEIRA
  • SUPERMERCADO PAULISTA
  • SUPERMERCADO SANTA LUZIA
  • TONETTO E DAL PINO EMPR IMOBILIARIO
  • TURMA DA LE
  • VALFER
  • YASMIN TRANSPORTES
  • ZEZO MAGAZINE
  • ZIPPI
CONVÊNIOS

  • Prepara
  • Santa Casa
  • Unimed
  • Barão de Mauá
  • Moura
  • Unip
  • Perfil de Talentos
UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS Cheque
  • CPFL (NOVO)
  • Receita Federal
  • CDHU
  • Movimento das associações comerciais
  • COHAB RP
  • Código de defesa do consumidor
  • Portal do Empreendedor
  • Rede Verde Amarela
  • Renic
  • Empreender
CLIMA
PARCEIROS

Boa Vista 2 Sebrae 2
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACE Guará

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARÁ
Rua Conde F. Matarazzo, 770 - Centro - Guará/SP - 14580-000
ace@aceguara.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA