Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua Conde F. Matarazzo, 770 - Centro - Guará/SP - 14580-000 - (16) 3831-3240 | (16) 3831-3260

EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO TAMBÉM SE MEXE.

EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO TAMBÉM SE MEXE.

Um ditado muito utilizado no mundo dos esportes é que “em time que está ganhando não se mexe”, ou seja, não se deve mudar algo que está dando certo. Entretanto, a aplicação desse provérbio nas empresas nem sempre é aconselhável, pois o fato de uma empresa estar num momento de sucesso não significa necessariamente que esse sucesso será permanente. Pior do que isto, o sucesso pode acabar “cegando” a empresa em relação à necessidade de efetuar constantes ajustes e mudanças, especialmente num mercado tão dinâmico como o atual. Veja o que aconteceu aos fabricantes das maquinas de datilografia, ou como eram popularmente conhecidas, máquinas de escrever, cujos equipamentos dominaram o século XIX e boa parte do século XX. As marcas de alguns desses fabricantes foram, inclusive, referências no mercado de artigos para escritórios. Quem, que tenha 40 anos ou mais, não se lembra das antigas Olivettis, Remingtons. Brothers, IBMs, entre outras. Entretanto, com a invenção e a popularização dos computadores e das impressoras no final do século XX, esses equipamentos se tornaram obsoletos, a ponto de hoje em dia muitos jovens e adolescentes nunca terem usado um deles. Para os que não conhecem a história, veja este vídeo E o que aconteceu com os tradicionais fabricantes desses equipamentos? Infelizmente, com a exceção de poucas empresas, tais como a IBM, a maioria desses fabricantes encerrou suas atividades, pois não foram capazes de se adaptarem às novas exigências e tendências do mercado. Apesar dos lucros que esses fabricantes acumularam durante todo aquele longo período, a falta de investimentos em pesquisas e inovações, bem como o receio, em muitos casos, de lançarem novos produtos que pudessem concorrer com seus carros chefes, permitiu que seus concorrentes, os fabricantes de computadores e impressoras, conquistassem o mercado. Este exemplo ilustra bem a armadilha que a cegueira causada pelo sucesso pode causar para uma empresa. Esteja sempre um passo a frente. Uma forma de não cair na mencionada armadilha é estar preparado para realizar as mudanças que forem necessárias, se possível estando sempre um passo a frente no mercado. Como no exemplo dos fabricantes de máquinas de escrever, não permita que sua empresa se acomode com o sucesso ou com a boa situação pela qual estiver passando. Procure sempre melhorar, aperfeiçoar, desenvolver novos produtos/serviços. Surpreenda seus clientes com novos lançamentos enquanto seu o último produto ainda estiver na chamada “crista da onda”. Não dê tempo para seus concorrentes criarem algo novo, faça isso você mesmo. Não fique se preocupado se o novo produto/serviço irá atrapalhar as vendas de outros itens de seu portfólio. Lembre-se, num mercado tão dinâmico e competitivo como o atual é inevitável que seus produtos/serviços um dia se tornem obsoletos e venham a ser substituídos por outros, então que pelo menos esses novos produtos/serviços também sejam seus. Mas como estar “um passo a frente no mercado” quando a atividade desenvolvida pela empresa não é a de produção, mas sim com a comercialização de bens e serviços? Veremos no nosso próximo artigo como agir neste caso. Fonte: Sebrae - SP (site) Boris Hermanson Consultor - Sebrae-SP Julho/2010.



<< Voltar

ASSOCIADOS

  • A.A.G.
  • A4 FOTOCOPIAS
  • ACOUGUE DA ISABEL
  • ACOUGUE DO PAULAO
  • AG TINTAS
  • AGUAS DE GUARA
  • AO BARULHO LOJA DE DEPARTAMENTOS
  • ARMARINHOS SUSANA
  • AUTO ELETRICA LUIZ
  • AUTO PECAS E MECANICA MOGIANA
  • AUTO POSTO MARANATHA
  • BAZAR DO GERALDO
  • BROTTO/FASHION
  • BUSA IND COM MAQ AGRIC LTDA
  • CAMARIN
  • CARDOSO AUTO CENTER
  • CASA CEDRO
  • CASA DOS PORTOES
  • CENTRAL SERV
  • D GRIFFEE
  • DROGARIA FORONI
  • DROGARIA POPULAR
  • DROGARIA SAO GERALDO
  • ELETROZEMA LTDA
  • FARMACENTER
  • FRANGO ASSADO
  • HELP HIGIENE
  • LOJA AO BARULHO
  • LOJA DA ALINE
  • LOJA DO CLOVINHO
  • LOJA DO HELIO
  • LOJAS ZACARIAS
  • M. STORE COMERCIO DE CONFECCOES LTD
  • MACOTRAN
  • MARIAS & MANIAS
  • MERCEARIA ALVORADA
  • MERCEARIA E ACOUGUE DO FABIO
  • MOACIR CALCADOS
  • MULTI PRESENTES E UTILIDADES
  • NETCOM INFORMATICA
  • O BOTICARIO
  • OTICA REGINA
  • OTICA VISAO
  • OTICAS IRISLU
  • PASSARELLE CALCADOS
  • PONTO.SETE
  • PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
  • RABBIT
  • SUPERMERCADO AVENIDA
  • SUPERMERCADO E ACOUGUE DO FLAVINHO
  • SUPERMERCADO E ACOUGUE FORONI
  • SUPERMERCADO OLIVEIRA
  • SUPERMERCADO PAULISTA
  • SUPERMERCADO SANTA LUZIA
  • TONETTO E DAL PINO EMPR IMOBILIARIO
  • TURMA DA LE
  • VALFER
  • YASMIN TRANSPORTES
  • ZEZO MAGAZINE
  • ZIPPI
CONVÊNIOS

  • Prepara
  • Santa Casa
  • Unimed
  • Barão de Mauá
  • Moura
  • Unip
  • Perfil de Talentos
UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS Cheque
  • CPFL (NOVO)
  • Receita Federal
  • CDHU
  • Movimento das associações comerciais
  • COHAB RP
  • Código de defesa do consumidor
  • Portal do Empreendedor
  • Rede Verde Amarela
  • Renic
  • Empreender
CLIMA
PARCEIROS

Boa Vista 2 Sebrae 2
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.

Logotipo rodapé ACE Guará

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARÁ
Rua Conde F. Matarazzo, 770 - Centro - Guará/SP - 14580-000
ace@aceguara.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA